Foram duas semanas de trabalho intenso para terminar em um resultado pífio. Confira o dia-a-dia do desastre :

1º dia - Nossa contagem regressiva para o início de Copenhague chega ao fim. Os relógios espalhados por capitais pelo Greenpeace e a campanha TicTacTicTac são zerados.Dois jornais brasileiros – “Zero Hora” e “Diário Catarinense” - se juntam a outros 56 jornais de 44 países e publicam o editorial “Uma escolha para a História”. O texto é um apelo aos líderes do mundo para que se tome uma ação decisiva contra as mudanças climáticas.
2º dia - O Brasil assume papel conciliador para resolver impasse da negociação, que já se desenha desde o começo em Copenhague.ONGs, incluindo Greenpeace, pedem audiência com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, chefe da delegação, que está para chegar na cidade.
5º dia - Relatório diz que rebanho bovino brasileiro corresponde a quase metade das emissões brasileiras.
6º dia - Pessoas de todo o mundo se reúnem em protestos sobre o clima. No Brasil atividades foram realizadas em oito capitais: Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília e Recife.Dilma chega em Copenhague, em meio a uma marcha de milhares de manifestantes.
7º dia - Dilma deixa a entender em sua primeira coletiva de imprensa que o Brasil “vai se fazer” de pobre. Defende acordo tímido para o clima: 50% até 2050, um alvo mais modesto do que o defendido até em setores do governo brasileiro.
8º dia - Dilma reforça que o Brasil não pode se comprometer com financiamento para outros países porque senão damos um passo maior que nossas pernas.
9º dia - Dilma apresenta publicamente a posição oficial do Brasil na COP e se encontra com representantes de ONGs brasileiras. Redd é o principal assunto da reunião.
10º dia - Equipe do Greenpeace e do WWF tentam passar a noite no Bella Center, mas são expulsas pela polícia.Dilma anuncia o custo das metas de redução de emissões brasileiras até 2020: US$ 166 bilhões. Desse total, US$ 113 bilhões em empreiteiras e empresas de energia.
12º dia - Lula faz discurso na plenária da COP 15: se diz frustrado e vai embora. Obama decepciona em sua fala. Trinta países montam um fraquíssimo “acordo de Copenhague”
13º dia - Após uma madrugada de oposição ao “acordo de Copenhague” por países-ilhas, africanos e latinos, a COP15 termina em decepção.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Guarapari, ES, Brazil
Grupo de Jovens JUEC Reuniões: Sábados Horário: Após a Missa Local: Matriz São Pedro

Deixe seu recado

Visitantes

ACESSE O NOSSO TWITTER!

Siga o JUEC no twitter

CiberAtivismo

object>

CAMPANHA

CAMPANHA

Nós recomendamos!

Seguidores